Descubra as posturas que contribuem para um melhor aproveitamento escolar e veja como estimulá-las em seu filho
01/08/2013 13:39
Texto Luciana Fleury
Texto Luciana Fleury
Foto: Ilustração: Marcella Briotto
Algumas características são comuns a muitos bons alunos
Cada aluno é diferente, tem sua própria personalidade e jeito de aprender, mas mesmo diante de turmas heterogêneas, professores conseguem identificar aqueles considerados "bons alunos". Um conceito que não está diretamente relacionado a desempenho acadêmico e sim a características que irão contribuir para o melhoraproveitamento das oportunidades de aprendizagem oferecidas pela escola.
"Um bom aluno é aquele que tem uma família apoiando e torcendo para seu sucesso, que tem interesse em aprender, é equilibrado afetivamente e tem condições de conviver em um grupo social, respeitando os demais e sabendo aproveitar as chances que tem de construir novos conhecimentos", resume o professor Egídio José Romanelli, pós-doutor em Neuropsicologia pela Universidade de Montreal (Canadá). Não por acaso Romanelli coloca o apoio familiar em primeiro lugar. Trata-se efetivamente de uma condição essencial. "Os pais devem preparar seus filhos para serem alunos", defende José Carlos Pomarico, diretor-geral do Colégio Joana D´Arc. E este preparo deve ter um caráter permanente, para acompanhar as exigências progressivas que cada novo degrau acadêmico traz. "A escola precisa do apoio dos pais para que o aluno se envolva com o aprendizado. Às vezes, envia-se diversas notificações para casa, indicando que o filho não está cumprindo com seu papel e isso não surte nenhum efeito na família. Com isso, a escola, sozinha, não irá conseguir mostrar o valor do aprendizado para este aluno", diz a psicopedagoga Ana Cássia Maturano.
Se a responsabilidade parece grande para os pais, a boa notícia é que as características que distinguem um bom aluno não são nada mirabolantes e atitudes simples incorporadas no dia a dia são capaz de dar um "empurrãozinho" para que os filhos as desenvolvam de forma contínua. "Isto envolve trabalhar o entendimento de que todo mundo pode ser melhor amanhã do que se é hoje, um conceito importante para o crescimento pessoal, que é a busca pela capacidade de se desenvolver, superar as dificuldades, corrigir seus erros e modificar formas de agir que precisem ser mudadas", comenta Maria Elisa.
Não se trata de padronizar comportamentos ou criar um modelo a ser seguido, mas de incentivar atitudes que contribuem para o aprendizado e para uma boa relação aluno-escola. Veja quais, na opinião dos quatro entrevistados, são elas:
1. É organizado e cumpre com seus deveres
Esta é uma das características mais frisadas por todos os entrevistados e a mais básica de todas. O bom aluno faz as tarefas de casa, importantes para o entendimento do conteúdo trabalhado em sala de aula; traz o material correto das aulas previstas para o dia; entrega, no prazo, trabalhos escolares bem feitos; tem uma rotina de estudo regular; prepara-se para as avaliações. . É também aquele que zela por seus pertencentes e daquilo que é coletivo, cuidando bem tanto do seu próprio material didático quanto das instalações da escola. "O bom aluno é aquele que faz sua parte com afinco e responsabilidade e diante dos contratempos, como uma nota baixa em uma prova, por exemplo, procura se empenhar para melhorar", afirma a psicopedagoga Ana Cássia Maturano.
- Empurrão da família: valorizar, apoiar e acompanhar o tempo dedicado pelo filho aos estudos em casa. Isto envolve desde oferecer um ambiente favorável ao aprendizado, ajudá-lo a organizar sua rotina escolar, dar atenção especial à lição de casa e incentivá-lo ao estudo contínuo. Além disso, a criança deve desde cedo ser envolvida nas rotinas da casa, contribuindo para sua organização (como guardar os brinquedos, deixar a toalha pendurada, arrumar a cama etc.) sempre de acordo com a capacidade de sua faixa etária e em um aumento gradual de responsabilidades.
2. Respeita e valoriza o professor
3. Presta atenção na aula
4. É interessado
5. Tem uma visão de futuro
6. Envolve-se com outras atividades ou interesses extraclasses
7. Tem uma rotina de sono equilibrada
"Um bom aluno é aquele que tem uma família apoiando e torcendo para seu sucesso, que tem interesse em aprender, é equilibrado afetivamente e tem condições de conviver em um grupo social, respeitando os demais e sabendo aproveitar as chances que tem de construir novos conhecimentos", resume o professor Egídio José Romanelli, pós-doutor em Neuropsicologia pela Universidade de Montreal (Canadá). Não por acaso Romanelli coloca o apoio familiar em primeiro lugar. Trata-se efetivamente de uma condição essencial. "Os pais devem preparar seus filhos para serem alunos", defende José Carlos Pomarico, diretor-geral do Colégio Joana D´Arc. E este preparo deve ter um caráter permanente, para acompanhar as exigências progressivas que cada novo degrau acadêmico traz. "A escola precisa do apoio dos pais para que o aluno se envolva com o aprendizado. Às vezes, envia-se diversas notificações para casa, indicando que o filho não está cumprindo com seu papel e isso não surte nenhum efeito na família. Com isso, a escola, sozinha, não irá conseguir mostrar o valor do aprendizado para este aluno", diz a psicopedagoga Ana Cássia Maturano.
Se a responsabilidade parece grande para os pais, a boa notícia é que as características que distinguem um bom aluno não são nada mirabolantes e atitudes simples incorporadas no dia a dia são capaz de dar um "empurrãozinho" para que os filhos as desenvolvam de forma contínua. "Isto envolve trabalhar o entendimento de que todo mundo pode ser melhor amanhã do que se é hoje, um conceito importante para o crescimento pessoal, que é a busca pela capacidade de se desenvolver, superar as dificuldades, corrigir seus erros e modificar formas de agir que precisem ser mudadas", comenta Maria Elisa.
Não se trata de padronizar comportamentos ou criar um modelo a ser seguido, mas de incentivar atitudes que contribuem para o aprendizado e para uma boa relação aluno-escola. Veja quais, na opinião dos quatro entrevistados, são elas:
- Empurrão da família: valorizar, apoiar e acompanhar o tempo dedicado pelo filho aos estudos em casa. Isto envolve desde oferecer um ambiente favorável ao aprendizado, ajudá-lo a organizar sua rotina escolar, dar atenção especial à lição de casa e incentivá-lo ao estudo contínuo. Além disso, a criança deve desde cedo ser envolvida nas rotinas da casa, contribuindo para sua organização (como guardar os brinquedos, deixar a toalha pendurada, arrumar a cama etc.) sempre de acordo com a capacidade de sua faixa etária e em um aumento gradual de responsabilidades.
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